quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sopa de legumes de baixo custo


       Todos nós sabemos que, quando chega o fim do mês, a geladeira já esta vazia e os bolsos também. O que fazer para o jantar? Aí vai uma receita que vai dar água na boca de todos da família: sopinha de legumes com um toque de proteina (carne) super nutritiva, com custo muito baixo.
       No período da noite devemos ingerir alimentos de fácil digestão e este prato é perfeito para as pessoas que seguem esta teoria e para os que podem passar a seguir a partir de agora.

       Começaremos com o preparo dos legumes. Fique livre para escolher o que mais agrada seu paladar, eu escolhi: batata americana, cenoura, abóbora japonesa, vagem, couve e cortes de carne para preparo em panela de pressão.

       É muito simples: pegue uma abóbora japonesa ou uma meia banda que está na sua geladeira. Primeiro passo descasque com cuidado para não cortar a mão tirando toda a parte escura da casca, retire as sementes preservando o máximo de polpa, depois corte em cubos de aproximadamente 5 cm.



       Para meia panela de pressão média corte duas cenouras em rodelas de 1,5 cm. Estas medidas são aproximadas, você também pode cortar da maneira que você sabe, afinal queremos o sabor da cenoura. Dica: Se você tiver criança em casa corte tudo menor, fica mais fácil para os pequenos degustarem.



       Corte as batatas da mesma forma que a abóbora, lembrando que a quantidade é para meia panela de pressão, duas batatas. Mantenha em um recipiente com água, isso impede que ela entre em processo de oxidação e fique com aspecto escuro.


       A couve você pode comprar cortadinha em saquinhos. Se preferir em folhas lave bem, coloque uma sobre a outra enrole como um rocambole e corte o mais fino que conseguir. Também gosto em tiras um pouco mais grossas. O legal é que podemos fazer da forma mais confortável, não existe uma regra para o corte.



       Separe em torno de 7 à 8 unidades de vagem e corte em 3 partes. Pra escolher a vagem no mercado é importante que quebre com as pontas dos dedos o talinho e sinta uma crocancia, desta forma podemos identificar a melhor para o preparo desta delícia.



       Para os carnívoro usei cerca de 200g de coxão duro no preparo, também cortei em cubos. Se você for vegetariano basta pular esta etapa e passar para a próxima fase. Não se preocupe, o sabor será o mesmo.


       Corte uma cebola média ao meio e em seguida corte em meias rodelas finas.


       Claro que a pimentinha não pode faltar e, nesta receita, dedo de moça cai muito bem. Corte em filetes bem fininhos para que ela dissolva no processo de cozimento. Devem ser retiradas as sementes do seu interior. Para quem não sabe é nela que está concentrado a maior parte do ardor. As pessoas que gostam de um calorzinho podem usar pimenta à parte.


       Reserve um dente de alho cortado em  lâminas ou da maneira que você costuma fazer em casa. Só não amasse o alho com sal, você pode perder o ponto e deixar sua sopa salgada. Atenção! Sal é muito gostoso mas não é recomendado em quantidades altas ,ele pode causar complicações futuras em sua saúde.


       Para dar um verde a mais em seu prato pique de forma grosseira um punhado de salsa, gosto da crespa mas sem problemas ser outra espécie.



E, para começar o refogado, use um fio de óleo de girassol ou azeite de oliva extravirgem e dois tabletes de caldo de sua preferência. Estou usando caldo de legumes. Este será nosso sal, se achar que está pouco pode acrescentar pitadas até chegar a um equilíbrio. sem excesso.




       Este passo é a parte mais rápida de toda a nossa sopa: em uma panela de pressão média coloque o azeite de oliva, doure o alho e acrescente a pimenta. Coloque a cebola e espere que evapore a água que soltar. Em seguida, frite a carne até que ela fique no ponto de bem passada, coloque água se ficar muito seca tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos após a pressão. Para os vegetarianos, como já disse anteriormente, pule esta parte. Passado o tempo abra a panela e acrescente o restante dos ingredientes, deixe que eles refoguem bem. Dissolva os tabletes de caldo em uma quantidade de água o suficiente para cobrir os legumes. Coloque a couve no fim de todo este processo. Tampe novamente a panela e leve ao fogo por mais 20 minutos após a pressão e está pronto. Sirva em cumbucas acompanhadas de croutons, mini torradinhas de pão com azeite de oliva e ervas. Basta cortar o pão francês dormido em cubos de 2cm x 2cm coloque em um forma regue com azeite, tempere com as ervas e deixe tostar no forno até ficar dourado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário