terça-feira, 2 de outubro de 2012

Guacamole




       Vamos falar um pouco de abacate. O abacate é uma fruta rica em polpa geralmente com casca em tom de verde e, quando vai madurecendo, esta coloração pode mudar ficando um verde mais escuro ou até uma cor preta arrocheada, isto vai depender da espécie de abacate, que pode ser bem variada no Brasil.
       Diferente do que todos pensam esta fruta não engorda, pelo contrário ele pode é ajudar no processo de perda de de massa. A gordura que o abacate tem faz bem para as artérias do coração. Acredite!
      Você pode usá-lo em várias preparações desde de saladas, vitaminas para o lanche da tarde ou até mesmo para pratos como o que vou ensinar a fazer.



     
         Para um dia divertido com amigos em casa, gosto de preparar aperitivos rápidos e práticos. Enquanto este momento estava acontecendo um dia desses, aproveitei para registrar passo a passo o prato delicioso que estava servindo: Guacamole, acompanhada de nachos e molhos de pimenta. Tenho muitos amigos apreciadores de comida mexicana e a grande maioria deles gostaria de aprender a fazer este prato que, além de ser uma explosão de sabor, o guacamole é uma opção perfeita para estes encontros. Primeiro: Não faz muita sujeira e isso é muito bom pois não é necessário o uso de talheres para comê-lo. Segundo: Esta é a parte mais legal, todos podem comer da mesma tigela, compartilhando de uma unica porção. Terceiro: Vamos combinar, abacate com pimenta é uma combinação incontrolável é impossível parar de comer.

Vamos começar a fazer?


  • Primeiro pegue um abacate e retire toda a polpa. Lembrando que o abacate tem que esta bem maduro mas não com aquelas partes escuras. Se tiver uma ou outra, retire com uma colher.





  • Em seguida amasse o abacate com um garfo. Aí vai outra dica, não amasse muito para virar uma vitamina, deixe alguns granuladinhos é uma delícia mordê-los enquanto come. Faz toda a diferença.




  • Separe um tomate bem maduro e retire a semente, corte em cubos pequenos como se fosse fazer uma vinagrete. reserve.




  • Próximo passo corte uma cebola pequena, também em cubos como o da vinagrete, se tiver prática ou paciência, corte ela do menor tamanho que puder. Mais uma dica: não bata a cebola no liquidificador ou passe ela no ralador, ela solta muita água e pode afogar seu guacamole. Também reserve.




  • Vamos para mais um ingrediente desta delícia, reserve o suco de um limão médio.




E, finalmente, o ultimo e não menos importante ingrediente: a salsa! Eu particularmente gosto de usar salsa crespa, mas qualquer tipo de salsa pode ser usado neste preparo.




Bom, como em um passe de mágica jogue tudo dentro de uma tigela e misture com calma e tranquilidade, não muito rápido pois não queremos uma sopa de abacate e sim uma pasta. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto. A pimenta ideal para colocar neste momento da receita é a chamada chilli, mais como não é de costume tê-la em casa,  coloque qualquer pimenta que você tiver, um molho bom ou até mesmo malagueta.



        Sirva com nachos, não é necessário fazê-lo em casa eles são facilmente encontrados em supermercados ou no mercadinho mais próximo, pela foto não é difícil saber qual você pode comprar. As medidas vão depender da quantidade, siga sempre a mesma proporção. Sua reunião de amigos será um sucesso!
       

Um comentário: